terça-feira, 29 de setembro de 2009

Segurança Pública, cadê? Onde está?

Direito e Cidadania Por Dr. Manoel Assunção

Nos últimos dias, novamente, o bairro de Laranjeiras, e, principalmente, o Portal, foi vítima da ação de bandidos que adentram às residências, roubam tudo o que podem levar, deixando “depenadas”, causando não só o prejuízo material aos seus proprietários, mas um grande susto.
A ação dos marginais ocorrem no período da tarde, ou seja, durante o dia, quando a residência se encontra sem a presença de pessoas.
A ousadia é tanta que às vezes estacionam um veículo na garagem da vítima e fazem o transporte dos objetos (televisores, aparelhos de som, DVD, videogame, computadores, etc), sem que ninguém perceba a ação, e fogem sem deixar rastro.
Essa situação preocupante, tem tirado o sono de muitos moradores do bairro, pois a qualquer momento, podem ser mais uma vítima.
E nossa Segurança Pública? Onde está?
Com a inauguração do Posto Policial e Delegacia na Avenida Paulicéia houve uma sensação de segurança, todavia, o que se vê é um completo abandono de nosso bairro, seja à noite, durante o dia ou de manhã cedo, notadamente quando pessoas se dirigem ao trabalho ou levam parentes para o ponto de ônibus entre 4:00 e 6:00 horas.
As ruas ficam desertas e as viaturas policiais que deveriam estar fazendo a ronda, ficam estacionadas defronte a alguns pontos comerciais (nada contra a esta situação, desde que a ronda esteja sendo feita por outras viaturas, mas não é o que acontece).
A ronda só se intensifica quando há reclamações dos moradores e, quando passa um certo tempo, deixam de ocorrer novamente.
Será que nossos poderes públicos constituídos estão tomando algumas providências? Não é o que parece.
Outro dia o Governador Serra esteve em nosso bairro inaugurando as vias vicinais, pois, mais importante do que ter onde passar com o carro, é ter o carro e ter segurança em nossas casas.
Alguma coisa precisa ser feita urgentemente para que essa sensação de insegurança não vire caso de saúde pública, pois caso de polícia não tem sido a solução no momento.
De certo, sabemos que poucos recursos tem sido empreendidos para aparelhar as viaturas, melhorar salários dos policiais, ou seja, dar melhores condições para que esses profissionais possam prestar um serviço de qualidade, mas a população não pode deixar de cobrar das autoridades o seu legítimo direito. Direito esse garantido constitucionalmente, que é ter segurança pública.
Por fim, é muito importante que todas as vítimas de algum roubo, lavrem o Boletim de Ocorrência (BO), pois, mesmo que não tenha o produto do roubo de volta, pelo menos servirá como estatística e as autoridades saberão quais as regiões em que ocorrem maior número deste delito, para assim tomar providências.
Não deixem de denunciar. Participem. Sejam verdadeiros cidadãos.

Nenhum comentário: