terça-feira, 29 de setembro de 2009

“Bendito o que vem em nome do Senhor”

Por Padre Wagner da Silva Navarro
Pároco – Igreja Matriz Santa Rita de Cássia
Reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição
É com grande alegria que nossa Diocese de Bragança Paulista recebe o nosso novo Bispo Dom Sergio Aparecido Colombo. Depois de quase cinco anos atuando e exercendo seu pastoreio em nossa Igreja Dom José Maria Pinheiro apresentou ao Santo Padre o Papa Bento XVI seu pedido de renúncia que foi aceito no último dia 16 de setembro de 2009, dia em que também Dom Sérgio foi nomeado como o sexto bispo de Bragança Paulista.
Os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia são dentro da Doutrina Católica os “sacramentos da iniciação cristã” são eles que fundamentam a vocação do ser cristão. Já para as necessidades sociais da Igreja e de toda a comunidade civil, Jesus instituiu o Sacramento da Ordem. Todos os cristãos participam, de maneira distinta, do único sacerdócio de Cristo - Jesus Cristo - verdadeiro e supremo sacerdote da Nova Aliança - que nos reconciliou com Deus por meio do sacrifício da cruz, sendo sacerdote e vítima. Mas, tendo de continuar o sacrifício, o Senhor quis comunicar à Igreja uma participação de seu sacerdócio, que se alcança mediante o sacramento da Ordem. Esta participação singular se conhece como sacerdócio ministerial, que capacita para atuar na pessoa de Cristo, Cabeça da Igreja: os bispos e os presbíteros. Mas é preciso dizer que a Igreja inteira, fundada por Cristo, é um povo sacerdotal, de modo que - pelo batismo - todos os fiéis participam do sacerdócio de Cristo. Esta outra participação chama-se sacerdócio comum dos fiéis. Fonte: Livro “Curso de Catequesis” da Editora Palabra, Espana.
Assim muitos se perguntam, mas qual a importância de um bispo? Para nós católicos o bispo representa a figura de maior autoridade na igreja. Ele é o sucessor direto dos apóstolos, pois assim como Jesus funda sua Igreja na Pessoa de Pedro, Mt 16,13-19, lemos “...Jesus então lhe disse: Feliz és Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre está pedra eu edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus; tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus.”; assim os bispos trazem essa sucessão apostólica, pois desde São Pedro todos os seus sucessores (bispos) foram ordenados de maneira continua nesses mais de vinte séculos e o assim também foi com Dom José e com Dom Sérgio. Os sacerdotes sendo ordenados pelos bispos também estão incluídos nessa sucessão, assim como os diáconos é por isso que na Igreja Católica ninguém torna-se sacerdote porque acha bonito ou sente um forte desejo. Antes deve passar por um criterioso processo de seleção, sucedido por no mínimo oito anos de formação composta por filosofia e teologia além de outras características peculiares àqueles que desejam ser seguidores diretos de Cristo aqui na terra, agir “in persona Christ”, isto é, em lugar da pessoa de Jesus.
Dessa forma toda a Diocese de Bragança Paulista assim como a Paróquia de Santa Rita de Cássia anseia a chegada de seu novo pai e pastor, agradecemos a Dom José Maria Pinheiro por tudo que realizou em nossas vidas e desejamos que como bispo emérito mantenha acessa em seu coração a chama missionária que sempre o impulsionou em sua caminhada apostólica. Que Dom Sérgio Aparecido Colombo possa também diante de todos os desafios a ele confiados conseguir com o auxílio da Virgem Maria, a Imaculada e de nossa Padroeira Santa Rita de Cássia realizar com êxito sua missão e conduzir seu rebanho rumo a pátria celeste o céu nossa verdadeira morada. Assim Seja, Deus vos abençoe.

Nenhum comentário: