segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Nossa, que dor!

Professor Saúde Por Almir Rogério

Comuns, porém não normais, as dores inflamatórias estão sempre presentes em praticantes de corridas e caminhadas, e acometem tanto iniciantes quanto atletas mais experientes. Para o leitor se inteirar sobre o assunto, selecionamos as inflamações mais freqüentes para este publico:
Síndrome da banda iliotibial - Uma inflamação do tecido que sai do osso na região do quadril, desce pela lateral externa da coxa e se conecta á parte superior próxima ao joelho.
Causas: Musculatura posterior da coxa encurtada; joelhos ligeiramente direcionados para dentro ou para fora aumentando a tensão da parte externa da perna; tipo de pisada para dentro (pronação); praticar a atividade em locais irregulares ou descidas (o que pode intensificar a dor).
Cuidados: Gelo no local; alongamento dos músculos posteriores e laterais da coxa.
Tendinite patelar - Dor inflamatória logo abaixo da patela, na frente do joelho.
Causas: desequilíbrio dos músculos posteriores e anteriores da coxa; má postura do tronco que está exageradamente projetado a frente forçando a articulação do joelho; excesso de treino; O rápido crescimento na adolescência favorece o surgimento da lesão.
Cuidados: Gelo no local e alongamento dos músculos posteriores e anteriores da coxa. Evite praticar exercícios com calçados que não sejam próprios para tal.
Periostite tibial ou canelite - Inflamação na parte da frente da tíbia (canela).
Causas: Excesso de treino; pisada em pronação exagerada; pé plano (o pé não possui aquela curvatura na sola); treinos em pisos rígidos; projetar o tronco muito para frente.
Cuidados: Gelo no local em sessões de 20 minutos pelo menos 2 vezes ao dia e alongamento dos músculos posteriores e laterais da coxa.
Tendinite calcânea - Inflamação e dor no tendão calcâneo ou popular tendão de Aquiles.
Causas: pronação excessiva dos pés; encurtamento do músculo da panturrilha; excesso de treino e aquecimento inadequado.
Cuidados: Alongamento da musculatura da panturrilha; repouso; uso de uma calcanheira de silicone ou gel podem aliviar a dor.
Fascite plantar - Inflamação do tecido que reveste a sola do pé.
Causas: excesso de treino; uso de tênis velho ou inadequado; pés chatos ou com a curvatura da sola muito acentuada também forçam o tecido da sola do pé.
Cuidados: Gelo nas primeiras 48 horas; alongar panturrilha e a sola do pé, flexionando e puxando os dedos na direção da canela; evitar andar descalço enquanto estiver sentindo dor.
Não treine com dor. Se você ignora uma lesão, esta pode evoluir para algo bem mais grave.
Fisioterapia, alongamento, reeducação postural, acupuntura e medicamentos são recursos para o tratamento.

Nenhum comentário: