terça-feira, 29 de setembro de 2009

Agora é a vez de Puxar Ferro

Prof. Saúde por Almir Rogério

Em tempos atrás era considerado por muitos como apenas exercício para quem tinha o objetivo de ganhar massa muscular.
Mas hoje em dia esse mito caiu por terra por diversos estudos científicos que mostram que a pratica regular de musculação é imprescindível para quem busca saúde, qualidade de vida, longevidade e um corpo definido.
Hoje a musculação é indicada como tratamento para diversas doenças, entre elas a hipertensão, já se sabe que o fato de durante o exercício a pressão elevar de forma aguda, não significa que ela vai estar elevada de forma crônica, pelo contrario, musculação feita com cargas e volume moderado estimula o aumento da cavidade interna do ventrículo esquerdo no coração, diminuindo os batimentos cardíacos.
A musculação é também essencial para a saúde dos ossos, pois age na mineração fortificando a sua estrutura e aumentando a sua densidade reduzindo a perda de massa óssea, reduzindo os riscos de osteoporose.
No caso do diabetes fica claro que um programa de musculação ajuda no controle da glicemia, pois estimula a insulina a ser produzida para transportar o açúcar para células musculares que necessitam de muito açúcar no momento do exercício.
É grande auxiliador na redução da massa gorda e aumento da massa magra, deixa os músculos mais fortes e estimula a lubrificação das articulações, prevenindo artrites, ajuda no ganho de força para desempenho de tarefas diárias, melhora a coordenação.
A cada dia se descobre mais benefícios, a musculação é hoje um dos temas mais estudados pelas ciências do esporte.
Quanto mais a idade vai avançando mais é necessário um treino de musculação. Mas que fique bem claro que a prática de musculação não é indicada pra quem possui alguma doença pré-existente.
Então vai ou não começar a levantar peso?

Nenhum comentário: