terça-feira, 29 de setembro de 2009

Comerciantes e moradores do Bairro de Laranjeiras querem mais segurança

Foto: JTL/ André Ribeiro
Reunião no 26º Batalhão tratou da segurança do Bairro de Laranjeiras

Essa semana, um grupo de comerciantes e moradores do Bairro de Laranjeiras, procurou a redação do JTL, para relatar os maus momentos que vem enfrentando devido à falta de segurança no bairro. Hoje Laranjeiras, conta com mais de 33 mil habitantes, número esse que dá ao bairro status de maior da cidade. Por suas ruas passam diariamente inúmeros automóveis, motos e caminhões, todo esse progresso tem seu bônus, um exemplo foi a instalação de uma agencia bancária, única fora do centro da cidade, mas também existem vários ônus para esse crescimento, o aumento da criminalidade é um deles.
Segundo a organização das Nações Unidas, o efetivo policial ideal para cada município, seria de 1 policial para cada grupo de 250 pessoas, no entanto, em Caieiras, esse número ainda está muito longe de ser atingido, já que o efetivo caieirense não chega a 100 policiais, entre PMs e Guardas Municipais, e a cidade conta com aproximadamente 100 mil habitantes, ou seja, para cada 1000 moradores, temos 1 policial.
O aumento da criminalidade não é privilégio de Laranjeiras uma vez que diariamente ouvimos relatos do aumento das ações criminosas em todos os bairros da cidade, dentre as quais, assaltos, furtos e tráfico de drogas, são as mais recorrentes.
Apesar da criminalidade ser tratada como estatística pelas autoridades policiais, não podemos aceitá-la nem tampouco culpar os poderes instituídos ou a polícia de forma geral. Mesmo se o efetivo policial fosse grande nas ruas, seria possível evitar totalmente os crimes que estão acontecendo, uma vez hoje, Caieiras tornou-se um pólo, que vem atraindo muita gente e a cada dia está crescendo mais e mais.
Diante disso, comerciantes e moradores querem um basta para esta situação. Segundo o comerciantes A.M.S, os impostos pagos, deveriam ter melhor aplicação. “Hoje tenho que gastar com segurança privada e o que eu gasto com impostos, deveria retornar para mim de várias formas, sendo inclusive, a segurança pública uma delas, o que está assegurado pela Constituição Federal. Será que de fato vivemos em um Estado Democrático, ou será que estamos à mercê da sorte? É triste e revoltante, já fui assaltado duas vezes e me sinto abandonado, pois parece que nossos pedidos não são acatados pelos poderes instituídos”. Comentou o comerciante.
Já para o morador R.J.S., o tráfico e consumo de entorpecentes são a mola mestra da criminalidade em Laranjeiras “Não precisa andar muito pelas ruas para ver indivíduos vendendo e consumindo maconha, isso já virou atitude corriqueira no bairro. Já vi a policia passar ao lado de um indivíduo que estava usando maconha e simplesmente ignorarem o rapaz. Isso não é atitude que se espere da autoridade policial. O consumo de drogas está totalmente ligado aos furtos, uma vez que o viciado acaba cometendo pequenos delitos para sustentar seu vício. Eu acho se a polícia conseguisse desmantelar o tráfico no nosso bairro, com certeza o número de assaltos diminuiria”. Concluiu o morador.

Nenhum comentário: