Na edição passada de nosso jornal, estampamos na capa, a formatura de mais 17 guardas municipais, que passarão a ajudar a manter a paz, a tranqüilidade e a segurança de nossa cidade. Pois bem, esperamos que estes jovens, que se formaram, possam realmente atender à estes anseios, comum tanto aos moradores quanto aos comerciantes e empresários, que escolheram Caieiras para morar, trabalhar e criar seus filhos.
Infelizmente nos últimos tempos, uma violência um tanto quanto velada vem ocorrendo em nossa cidade, e o pior, tal violência, tem se tornando lugar comum: assaltos, furtos, arrombamentos, além de desovas de cadáveres, fatos estes que também foram notícia em nosso periódico.
Não credito tais fatos ao sistema ou à administração pública, mas sim à banalização que tomou a criminalidade, uma vez que passamos a conviver com a insegurança. O risco eminente de um assalto já não assusta como antigamente e um corpo jogado na calçada já não choca como antes.
Aqui em Laranjeiras a criminalidade é observada em vários locais, seja com um jovem que não se importa em acender um “baseado” e fumá-lo ao lado de crianças que brincam em uma praça em ruínas, ou ainda naquele outro que arromba um comércio em busca de alguns trocados para poder sustentar seu vício. Tais fatores nos fazem buscar uma reflexão sobre o que realmente pode ser feito.
Dia desses participei de uma reunião com alguns comerciantes locais, juntamente com o prefeito Dr. Roberto Hamamoto, o vereador Paulão do Sítio e também o Capitão da PM caieirense. Nós, comerciantes, expusemos nossos pontos de vistas, falamos dos inúmeros assaltos que ocorreram (e continuam ocorrendo) no bairro e a sensação de insegurança que transbordava em todos nós. O Capitão da PM nos jogou um balde de água fria, ao dizer que Caieiras era praticamente uma Suíça, onde a criminalidade não existia. Meio absurdo, mas perfeitamente compreensível, já que a falta de boletins de ocorrências faz com que não sejam geradas estatísticas sobre a real situação em toda a cidade. Talvez este se dê pelo fato das pessoas já não acreditarem mais nos poderes instituídos, nem que a polícia possa trazer de volta seus pertences, dinheiro ou pior, a dignidade que o criminoso levou junto ao seu ato de maldade. Nessa mesma reunião, o prefeito falou sobre algumas medidas que serão implementadas brevemente no intuito de coibir essa mesma criminalidade. Sinceramente, eu acredito nele e espero que o mesmo possa cumprir com o que nos foi falado, pois esta situação de insegurança incomoda e oprime a todos nós cidadãos caieirenses.
Novamente, assim como já fizemos outras vezes, pedimos à todos que sofreram algum tipo de violência, assalto ou furto, que denunciem, façam boletim de ocorrência, não deixe passar em branco, não deixe essa criminalidade ficar no lugar comum. Vamos lembrar da Suíça como o país que faz o melhor chocolate do mundo, não como referência para uma utopia sobre a não violência em nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário