segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Programa Bióleo está sendo implantado em Caieiras

Projeto será realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Caieiras e o Instituto PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais e tem por objetivo também evitar a contaminação da bacia do rio Juqueri

Foto: JTL/André Ribeiro
O vereador Adriano Sopó, juntamente com Jacira Martins presidente da Associação dos Deficientes Fisícos e visuais de Caieiras, e a Gerente da PNBE Teodora Tavares

A Essencis Soluções Ambientais (www.essencis.com.br), líder no mercado ambiental brasileiro com diversas tecnologias implementadas para tratar e dar a destinação correta aos resíduos, acaba de firmar uma parceria com o Instituto PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais (IPNBE) e com a Prefeitura Municipal de Caieiras para implementar o Programa Bióleo – Duplamente Sustentável. O projeto, que será realizado na cidade de Caieiras neste primeiro momento, tem por objetivos recolher e dar a destinação correta ao óleo de cozinha usado, organizando uma rede de logística reversa social, para que esse resíduo seja coletado em escala que justifique sua transformação em biodiesel ou bioernergia, evitando assim a obstrução da rede de esgoto, bem como a contaminação da bacia do rio Juqueri.
“Nos baseamos nos princípios do “triple bottom line” da sustentabilidade, que tem por finalidade os desenvolvimentos ambiental, social e econômico. Queremos proporcionar maior inserção da sociedade de Caieiras em projetos socioambientais e, com isto, nos tornarmos um agente de mudança”, comenta Edson Meneghini, diretor da regional São Paulo da Essencis Soluções Ambientais.
Um estudo realizado pela companhia e pelo conselheiro do IPNBE, Jorge Hori, aponta que os 93 mil habitantes da cidade de Caieiras descartam cerca de 20 mil litros de óleo por mês. Para se ter uma idéia da quantidade de contaminação que esse óleo pode provocar, cada litro de óleo pode poluir 20 mil litros de água do Rio Juqueri. Ao coletar esse resíduo e transformá-lo em insumo para a produção de biodiesel ou bioenergia, estará se diminuindo o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto. Outra vantagem é a diminuição consideravelmente da emissão de gases de efeito estufa ao transformá-lo em biodiesel, além de se transformar em fonte de renda que estaria financiando programas sociais.
“O óleo comestível não pode simplesmente ser descartado no ralo da pia. Se for parar em rios, córregos e represas ficará na superfície e impedirá a entrada de luz que alimenta os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Em redes de drenagem, pode causar entupimentos. E nas Estações de Efluentes de Tratamentos (ETE´s), quando em grande quantidade, forma uma camada flotada espessa, mau cheirosa e afeta a performance do sistema”, afirma Luzia Galdeano, superintendente operacional da regional São Paulo da Essencis.
O primeiro contrato de parceria com associações para recolher o óleo de cozinha foi assinado na última sexta-feira dia 28 de agosto na Sub-Prefeitura de Laranjeiras. O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades do Município, além do vice-prefeito Gérson Romero, o Secretário de meio Ambiente de Caieiras Dr. Bonfilio Alves Ferreira, o vereador de Caieiras e autor da indicação que viabilizou a implantação do projeto no município Adriano Sópo, o Vereador de Mairiporã Dr. Ricardo Vieira, o Diretor da empresa Essencis Edson Meneghini, e a gerente da empresa IPNBE Teodora Tavares.
Segundo a Gerente da Empresa IPNBE, Responsável por gerar o Bióleo Teodora Tavares, essas parcerias com as associações são de vital importância para o projeto, pois sem a ajuda delas ia se tornar inviável o recolhimento de óleo de cozinha nas residências de todos moradores, segundo a mesma as associações terão a função de informar a população sobre os benefícios do Bióleo.
Mais informações sobre o programa Bióleo www.programabioleo.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria, entretanto o link do site do Bióleo está errado, o correto é www.bioleo.org.br