segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Advogado de Laranjeiras participará do Projeto OAB vai à escola


Há cerca de duas semanas, o colunista e advogado do JTL – Jornal Tudo Laranjeiras Dr. Manoel Assunção foi convidado a integrar um seleto grupo de advogados que irão levar às escolas da região, o Projeto “OAB vai à Escola” Dr. Manoel, advogado há 07 anos, é professor universitário e Diretor Jurídico da AMCL – Associação dos Moradores e Comerciantes de Laranjeiras, e com exclusividade fala ao JTL sobre o trabalho junto a OAB e sobre a sua coluna no JTL



JTL - Dr. Manoel, fale um pouco sobre a sua formação e porque escolheu Laranjeiras para fixar residência?
Dr. Manoel Assunção - Sou pernambucano de nascimento e paulistano de coração e adoção, tenho 42 anos de idade, e fixei residência em Laranjeiras há 10 anos, devido a laços familiares. Sou de família humilde, meu pai era pedreiro e minha mãe feirante e desde pequeno ajudei-os a trabalhar e levar o alimento para casa. Trabalhava de manhã na feira e estudava à tarde, trazendo comigo o desejo de ser advogado. Dessa forma fui um estudante dedicado, pois entendia e entendo que somente com muito estudo e dedicação podemos ter um futuro melhor. Casei muito cedo, aos 18 anos, porém com uma pessoa especial que é, além de tudo, uma companheira inseparável. Nesses 24 anos de casados, conquistamos a amizade de milhares de amigos. Tenho um filho de 10 anos.

JTL – Hoje existem diversas faculdades jogando no mercado centenas de novos aspirantes ao direito, muitas vezes, banalizando tão nobre ofício. Como o senhor vê este panorama?
Dr. Manoel Assunção - Fico triste, pois entendo que o curso de direito que abre um leque de opções para ingresso em carreiras jurídicas – delegado de polícia, promotor público, juiz de direito e advogado – deve ser melhor fiscalizado pelo MEC. Felizmente, a OAB tem procurado dificultar ao máximo a aprovação de novos advogados, preparando melhor os exames de admissão e tendo participação ativa no desempenho desses novos advogados no mercado de trabalho, fiscalizando, orientando e punindo os maus profissionais. Afinal a responsabilidade é muito grande e somente com profissionais bem preparados, o atendimento à população será bem feito.

JTL – E quanto ao Projeto OAB vai à escola, quais são os objetivos?
Dr. Manoel Assunção - O objetivo principal é passar aos jovens que estão concluindo o ensino médio, noções básicas de direito do trabalho, direito civil, direito penal e constitucional, entre outras questões de cidadania, uma vez que muitos destes jovens, cheios de anseios e projetos, esbarram nas exigências absurdas do mercado de trabalho e da vida em geral, afinal informação nunca é demais e a OAB sempre teve participação ativa nestes projetos sociais.

JTL –Onde estas palestras serão ministradas?
Dr. Manoel Assunção - Na companhia de mais duas colegas advogadas, estaremos em três colégios da região: Dr. Mário Toledo de Moraes e Prof. Francisco Gonçalves Vieira no bairro de Laranjeiras e na escola Isaura Valentin Hanser, na Vila Rosina.

JTL – Sob a sua ótica, qual é a importância desse projeto?
Dr. Manoel Assunção - Indiscutivelmente é de grande relevância essa participação da OAB na formação e informação da população, pois um povo bem informado tem capacidade de discernir e reivindicar melhores condições de moradia, saúde, trabalho, educação, direitos sociais previstos em nossa Constituição, muitas vezes, esquecidas pelos nossos governantes. Esta importante iniciativa, certamente, dará subsídios aos jovens para enfrentarem as dificuldades que poderão surgir, tanto no mercado de trabalho como na vida adulta, além de levar informações que servirão também para seus familiares.

JTL – Fale um pouco sobre seus projetos pessoais e sobre a sua coluna no JTL?
Dr. Manoel Assunção – Entre outras coisas, participar do cotidiano de nossa cidade, levando informação à população, denunciando os desmandos dos poderes públicos constituídos, tendo participação ativa na Associação de Moradores da qual faço parte, buscando melhores condições de educação, saúde, transporte para a população em geral e uma atenção especial aos nossos idosos. Com relação à minha coluna no JTL é uma oportunidade que os amigos diretores do jornal me deram e tenho a utilizado para orientar a população sobre as mais variadas questões de direito e cidadania, pois sempre fui um defensor da tese de que uma população só alcançará a cidadania plena se for bem informada.

JTL – Deixe aqui uma mensagem para os leitores e moradores da nossa região.
Dr. Manoel Assunção - Minha mensagem é de esperança e de que, com a participação de todos, poderemos buscar melhores condições para a população de nosso bairro e cidade. Afinal, uma andorinha só não faz verão, ou ainda, se cada um fizer sua parte, poderemos sonhar com um futuro melhor para nossos filhos e netos. Não percam a capacidade de sonhar, pois somente assim, tornaremos esse sonho realidade. Um grande abraço à todos e participem de nossa coluna, enviando e-mails e sugestões.

Nenhum comentário: