segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cachorros soltos nas ruas: questão de saúde pública

Foto: JTL/Ronaldo Calheiros

Inúmeros cães tomam conta das ruas em Laranjeiras

Apesar da cidade de Caieiras contar com um canil municipal desde meados de 2007, o número de cães que perambulam pelas ruas da cidade vem aumentando consideravelmente.
Em Laranjeiras, o número de cães nas ruas espanta moradores e comerciantes, além de ser um problema de saúde pública e os cães acabam por avançar contra pessoas, carros e bicicletas que trafegam pelas vias do bairro. Segundo a moradora Adriana Silva, durante a feira de domingo, o número de cães é um absurdo. “Isso está demais. Durante a semana inúmeros cães disputam espaço com pedestres em Laranjeiras, mas aos domingos, na feira realizada aqui no bairro, está um verdadeiro absurdo. É comum você tropeçar nos cachorros que ficam passeando no meio das barracas, alguém tem que resolver esse problema”. Concluiu indignada a moradora do bairro.
Outro problema apontado pelos moradores é quando as cadelas entram no cio. O número de cachorros aumenta ainda mais e eles ficam agressivos, quando além de brigarem, disputando as fêmeas, tem o senso de território reforçado e o perigo de alguém ser mordido aumenta ainda mais. Os moradores também relataram que outro problema comum é o fato dos cães mexerem nos sacos de lixo nas ruas, fato este que provoca mal cheiro, além de emporcalhar as calçadas, deixando-as imundas.
Segundo o veterinário Dr. Gustavo Valbuza, a castração seria uma das soluções, no entanto precisa haver uma iniciativa entre a prefeitura e ONGs ligadas à proteção dos animais para que isso aconteça. “No município existem cerca de 20 mil cães, entre os que têm lar e os que não tem. É preciso consciência das pessoas na hora de adotar cachorros, pois muitos desses acabam sendo abandonados.” Ele completa que a castração teria que ser realizada nas fêmeas. “As cadelas criam duas vezes por ano, um total de seis a 12 filhotes.” Conclui Dr. Gustavo.

Nenhum comentário: