Gerente da (ANTT) Agência Nacional de Transportes Terrestres não tira dúvidas de prefeito e parlamentares de Caieiras sobre a passagem do Trem Bala por nossa cidade
Foto: Reprodução
Acima estudo do trajeto do TAV - trem de alta velocidade
O Projeto Trem Bala - TAV, Trem de Alta velocidade, noticiado anteriormente pela imprensa local, que pretende ligar Campinas-SP ao Rio de Janeiro e que em parte do percurso, cortará a cidade de Caieiras, gerou muitas dúvidas tanto na população quanto na administração caieirense. Muita especulação foi criada e uma grande expectativa tomou conta da população, uma vez que o projeto tratava de uma vasta desapropriação em alguns bairros da cidade. Diante disso, o prefeito Roberto Hamamoto, juntamente ao legislativo municipal, convidou os responsáveis pelo Projeto Trem Bala, a comparecerem à cidade, a fim de esclarecerem as dúvidas pertinentes ao mesmo.
A reunião que aconteceu no último dia 20 de outubro, e contou com a presença do Gerente de projetos da ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres) Roberto Dias David, foi realizada na Câmara Municipal de Caieiras. Ao apresentar os dados aos presentes, o que segundo o Gerente de Projetos era apenas um estudo, verificou-se que tratava-se já do projeto em si, com todos os números e locais em que o Trem Bala irá passar. Já está definido que o percurso ligará a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Campinas, interior de São Paulo, com paradas nas cidades de Volta Redonda/RJ, Resende/RJ, São José dos Campos/SP, Guarulhos/SP, e São Paulo (Campo de Marte).
De acordo com o projeto, o percurso cortará várias cidades, entre elas Caieiras, que terá 6 Km de extensão de linhas do trem, e apesar de parecer pouca coisa diante dos 500 km que o trem passará para cortar os dois estados, deixou os parlamentares que assistiam a tudo atônitos com o que estavam vendo e bastante preocupados. Segundo o projeto, o Trem Bala passará pela Vila Rosina, pelo Centro da cidade e ainda pelo bairro do Jardim Marcelino, desapropriando cerca de 600 imóveis, sem contar o Novo Hospital, o Paço Municipal (ainda em construção), a Delegacia de Policia e ainda a Câmara dos vereadores de Caieiras, custo este que segundo o Gerente do Projeto será financiado pelo Governo Federal.
Após a apresentação, o microfone foi aberto para que as dúvidas em relação ao projeto fossem sanadas.
Fotos: JTL/André Ribeiro
O primeiro a falar foi o prefeito Roberto Hama-moto, que mostrou-se apreensivo com o impacto negativo que o projeto poderá trazer à cidade e aos moradores, afirmando não ser contra o avanço da modernidade, desde que realizado com responsabilidade. Afirmou ainda que a população deve estar ciente que o Trem Bala trata-se de um projeto do Governo Federal e que o Município não tem influência nenhuma sobre o que será feito.
Roberto Dias David, da ANTT, não esclareceu as dúvidas dos caieirenses
Nenhum comentário:
Postar um comentário