terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oi o trem, vem surgindo de trás das montanhas...

Ponto de Vista Por Ronaldo Calheiros

Parafraseando o célebre Raul Seixas, que em meados dos anos 70 gravou a música Trem das Sete, onde em sua primeira frase diz: “Ói o trem vem surgindo por trás das montanhas, ói o trem...” Novamente o artista se encontra com a cidade de Caieiras. Para quem não sabe, Raulzito já foi manchete em Caieiras e a história virou até filme, o curta-metragem Tanta Estrela por Aí, onde narrava a incrível história acontecida em 1982.
Bom, passados tantos anos, parece que Raul previa em sua canção algo que está bem perto de acontecer, o Projeto do Trem Bala, irá sim surgir por trás das montanhas, por cima das casas e pelo visto por cima de qualquer coisa que estiver pela frente.
Vila Rosina, Jardim Marcelino, além do recém inaugurado Hospital Municipal não parecem ser empecilhos para aqueles que estão à frente do projeto. Estima-se que cerca de 600 famílias terão que desocupar seus imóveis e partir, deixando para trás suas histórias, suas raízes, seus lares.
O enredo parece história de filme, de um lado os moradores e os administradores da cidade que se mostraram contrários ao projeto e do outro lado, um conglomerado de empresas audaciosas, que trataram os pouco mais de 6 km, total do trajeto que passará por Caieiras, como apenas um obstáculo a ser ultrapassado. Muitos moradores, que a custa de muito suor e trabalho ergueram seus lares, verão os mesmos esmagados e varridos da frente do Trem Bala como se fosse pó, infelizmente essa é uma constatação.
Tanto o prefeito Dr. Roberto Hamamoto, quanto os vereadores, em reunião realizada na última semana na Câmara de Caieiras, fizeram inúmeros questionamentos ao representante da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, no entanto, nenhumas das dúvidas foram esclarecidas. Alguns dos vereadores criticaram e classificaram o representante da ANTT, como desinformado.
Bom, o que deu para perceber é que o projeto irá sair do papel e transpor não só nossa Caieiras, mas todas as cidades que estiverem a frente do Trem Bala. A data para a conclusão do projeto, ainda não foi definida, mas estima-se que o projeto estará pronto em meados de 2014.
Em sua breve história, Caieiras esteve envolvida de forma negativa em alguns projetos do governo federal e estadual. Em 1978, foi a Rodovia dos Bandeirantes que cortou a cidade, até hoje sem nenhuma alça de acesso à Caieiras e que serviu apenas para distanciar ainda mais os moradores do bairro Calcárea, um dos mais pobres da cidade, do centro administrativo caieirense. Depois foi a vez do Rodoanel, que em seu primeiro projeto, assustou a todos, pois a alça oeste do mesmo iria cortar o bairro de Laranjeiras. Após inúmeras reivindicações e sindicâncias, o trajeto foi alterado e hoje ainda gera muitas questões, uma vez que ainda está por ser realizado. Não bastasse isso, Caieiras virou um grande depósito de lixo, já que o aterro próximo ao Jardim Marcelino, hoje recebe resíduos de inúmeras cidades paulistas, e quem sofre com isso é o povo caieirense. Agora surge o tal Trem Bala, mais uma dor de cabeça para o povo trabalhador de Caieiras.
Mas enfim, como tudo na vida tem seus prós e contras, alguém ou alguma empresa será beneficiada com o projeto, milhares de dólares estão envolvidos e os interesses de pessoas inescrupulosas são sem limites.
Para finalizar, vou lembrar mais um trecho da música de nosso querido Raul, “Quem vai chorar, quem vai sorrir? Quem vai ficar, quem vai partir? Pois o trem está chegando, tá chegando na estação...” Enfim esse é um trem que não vai parar para nós caieirenses.

Nenhum comentário: