Começam nessa segunda-feira, dia 5, e vão até 26 de outubro as inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2010. O exame será no dia 29 de novembro.
O processo seletivo vai oferecer um expressivo aumento de vagas para o Ensino Técnico. Serão 64.009 vagas, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao 1º semestre de 2009 (41.592). Desse total, 54.589 vagas são destinadas às 167 Etecs e 24 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec).
Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas, 8.760 vagas para cursos técnicos em salas de 94 escolas estaduais e 660 em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
O próximo Vestibulinho vai oferecer também 18.643 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 16.843 vagas.
Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 82.652 vagas.
Novidades
* Nesse processo seletivo, o Ensino Técnico também será oferecido na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC -- serão 3.350 vagas, distribuídas entre as 86 turmas de 51 Etecs.
* Cursos novos
Entre os 79 cursos técnicos que serão oferecidos no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2010, seis são inéditos:
Eventos - Etec de Artes, 30 vagas à noite e Etec de São Paulo, 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e da noite, ambas na Capital; Etec João Belarmino, de Amparo, 40 vagas á noite;
Gestão Pública - na classe descentralizada do Cepam Butantã, na Capital, 80 vagas, distribuídas entre os turnos da manhã e à noite;
Manutenção e Suporte em Informática - Etec João Batista de Lima Figueiredo, de Mococa, 36 vagas à noite; e Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, 40 vagas também à noite;
Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio - Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, 40 vagas no período integral;
Paisagismo - Etec Martinho Di Ciero, de Itu, 35 vagas à tarde; e
Processos Fotográficos - Etec de Carapicuíba, 40 vagas, à noite.
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 5 a 26 de outubro -- no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária.
O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário