O Saresp acontecerá este ano entre os dias 10 e 12 de novembro. Pela primeira vez desde sua implementação em 1996, o exame também contará com a participação de alunos das escolas particulares e da rede municipal. Dessa forma, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova, que é um importante instrumento para melhorar a qualidade do aprendizado. Só na Diretoria de Ensino de Caieiras, cerca de 15 mil estudantes de 80 escolas municipais farão a prova.
O Estado será responsável por custear a adesão dos municípios à avaliação. Para isso, estão reservados R$ 7,1 milhões. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, declarou o secretário Paulo Renato.
Além das escolas da rede municipal, cerca de 145 instituições particulares também participarão da avaliação, mas estas vão arcar com o custo próprio da aplicação da prova.
Participam do Saresp estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, que serão avaliados nas disciplinas Língua Portuguesa, Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História). O resultado do Saresp também é considerado na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário