PROFESSOR SAÚDE POR ALMIR ROGÉRIO
Jogar aquela “pelada” com freqüência pode ser trazer muitos benefícios a sua saúde, até mais que muitos outros esportes.
Recente estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, uma das revistas mais conceituadas na Europa na área de estudos da saúde e esportes, comparou a pratica de futebol com a atividade de corrida e reforçou a idéia do quanto o futebol pode ser saudável a saúde.
Os efeitos benéficos para a saúde de homens foram superiores aos efeitos de corrida de intensidade moderada em todos os parâmetros analisados: captação máxima de oxigênio, diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica, redução do percentual de gordura, aumento de massa óssea e massa magra, diminuição do colesterol e aumento do número de capilares por fibra muscular, ou seja, os resultados foram melhores entre os que jogavam futebol do que entre os que praticavam corridas. Segundo o estudo, para alcançar tais resultados o indivíduo precisa praticar futebol de 2 a 3 veses por semana.
Mais um motivo para continuarmos a praticar esse esporte que é a “paixão” nacional, de tão fácil acesso, que une diferentes classes sociais.
Agora só pra lembrar, o estudo foi feito na Europa, “o que serve lá pode não servir aqui”, mesmo porque só a gente tem aquele churrasco que sempre rola depois do futebol com picanha, cerveja, caipirinha.......Ai já viu né,
Por isso procure evitar carnes com alto índice de gordura, e muita moderação no álcool para que seus resultados não caiam por água abaixo.
E lembre-se bater uma bolinha com freqüência pode ser um bom negocio pra saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário