segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Conferência Municipal de Comunicação foi realizada

Foto: Divulgação Sintetel
Representante do Sintetel na Conferência, Marcos Milanez, e o Vereador Jamil Murad.

Nos dias 13 e 14 de novembro, o município de São Paulo realizou a 1ª Conferência Municipal de Comunicação. Promovido pela Câmara Municipal de São Paulo e organizado pela Comissão Pró-Conferência, o evento fez parte de uma etapa preparatória da Conferência Estadual, prevista para os dias 20 a 22 de novembro, e da Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), que acontece de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
Na semana passada, segundo balanço parcial, ocorreram mais de 60 etapas municipais, conferências livres da juventude, encontros sindicais e outros eventos para discutir o tema.
Os participantes apresentam propostas para democratizar os meios de comunicação.Já existem alguns consensos nestes debates: 1) novo marco regulatório, que coíba a concentração do setor e garanta a diversidade informativa; 2) revisão dos critérios de concessão pública para as emissores privadas de rádio e TV; 3) fortalecimento da rede pública de comunicação; 4) fim da criminalização da radiodifusão comunitária; 5) política pública de inclusão digital, garantindo “banda larga para todos”; 6) revisão dos critérios da publicidade oficial, incentivando a pluralidade; 7) medidas de estimulo à participação popular e ao controle social, com a criação dos conselhos de comunicação.
O Sintetel participou do evento através do diretor Secretário Geral Marcos Milanez que considera muito importante a realização de um fórum de discussão, das comunicações brasileiras. “Temos que lutar para a democratização das comunicações e neste aspecto defendemos a universalização do acesso à banda larga”,conclui.
Vale lembrar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação foi convocada em abril pelo Governo Federal, a partir da demanda apresentada pelos movimentos sociais, e será um espaço, em que os cidadãos e cidadãs brasileiros, poderão, pela primeira vez, apresentar suas reivindicações e propostas de políticas públicas, de comunicação, apontando diretrizes e propostas de ações para o poder público.

Nenhum comentário: