segunda-feira, 9 de novembro de 2009

E agora? Que carreira escolher?

Foto: Reprodução internet
Há poucos dias do vestibular, muitas decisões devem serem tomadas e alguns casos, certas decisões serão seu diferencial para o futuro. É chegada a hora de uma importante escolha. Qual profissão escolher? Qual universidade estudar? Se você está com essa dúvida, fique tranqüilo, você não é o único. Existem milhares de jovens que estão se despedindo do ensino médio que também deparam-se com essa situação.
Antes de ingressar em qualquer curso universitário, você precisa obter o maior número de informação sobre as opções que o mercado lhe oferece, bastante planejamento, e uma grande dose de ousadia.
Em São Paulo, existem mais de 180 cursos universitários, e todos os dias surgem novas alternativas, criando cada vez mais dúvidas nos possíveis calouros. Diante de tantas preocupações figura uma que é a mais assustadora para todos os aspirantes a universitários, as vagas do ensino superior público, são ocupadas pelas classes mais endinheiradas da população.
Quando o assunto é universidade privada, as possibilidades diminuem drasticamente, muitos alunos, assalariados, tentam uma vaga em uma universidade privada, mas acabam desistindo logo nos primeiros semestres pois o valor da mensalidade, algo em torno de 350 a 1600 reais, combinados com o valor dos materiais didáticos e os custos de transporte, seja ele trem, metro ou ônibus, fazem com que a maioria desses alunos entrem em dívidas com a instituição de ensino, o que acaba fazendo com que o sonho de uma vida profissional estabilizada, vire um grande pesadelo.
Em uma pesquisa realizada com 10 alunos formandos do ensino médio de Escolas públicas da região, apenas 3 irão prestar vestibular, e mesmo assim não sabem se irão poder estudar, devido a falta de recursos financeiros. Em meio a tantas opções, o vestibulando deve observar que cursar uma boa faculdade poderá não livrá-lo do desemprego e assegurar o sucesso profissional. Uma boa universidade pode até abrir portas, mas vale lembrar que existem muitos profissionais em altos cargos nas empresas que não vieram de cursos de primeira linha. Para especialistas em recursos humanos, o sucesso em uma profissão depende muito mais de atitude do que conhecimento. Da mesma forma, decidir-se por uma carreira apenas porque ela está em moda no mercado normalmente é o caminho mais rápido para o abandono de uma profissão ou mesmo do curso no meio do caminho.

Nenhum comentário: