segunda-feira, 8 de junho de 2009

Coleta Seletiva será realizada em Caieiras

Com o grande crescimento urbano, o lixo vem se tornando uma causa significativa das emissões de gases poluentes na atmosfera. Para se ter uma idéia, no Brasil, são gerados cerca de 240 mil toneladas de lixo diariamente, e deste, muito pouco é reciclado, o que tem acarretado um imensurável prejuízo ao meio ambiente.
Na Coleta Seletiva, fazemos a separação do lixo que será encaminhado para reciclagem, e significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Esta reciclagem pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc. É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo: papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas, salvando assim, muitas árvores, que seriam derrubadas para a sua produção.
As pessoas que desejam fazer reciclagem ainda encontram muitas barreiras, tais como cooperativas que agendam data e hora para retirar o lixo e não aparecem e ate mesmo firmas especializadas, que só enviam as empresas recicladoras, parte dos detritos coletados, sendo o restante, encaminhado a lixos comuns.
No entanto ao menos em Caieiras, esse panorama parece estar mudando uma vez que através do Decreto nº 6241 de 30 de Abril de 2009, o prefeito municipal Dr. Roberto Hamamoto instituiu a coleta seletiva no município.
O Decreto de Lei visa a criação de uma comissão formada por pessoas de varias secretarias da Prefeitura para realizar um estudo para a criação da coleta seletiva de lixo na cidade de Caieiras, serão levantados dados relativos a produção, coleta, destino final e tratamento de resíduo sólidos urbanos do município, compreendendo o lixo domiciliar e os resíduos da construção civil e inertes. Segundo o Secretário do Meio ambiente, Dr. Bonfiglio, as ações para implantação da coleta seletiva estão á pleno vapor, e segundo o mesmo, até o segundo semestre de 2009, Caieiras já contará com a coleta seletiva de lixo.

Principais fontes renováveis de lixo

Plásticos - a maioria das pessoas não reconhece como plásticos as resinas mais maleáveis, como as das sacolas de supermercado e acabam não dando a devida importância aos benefícios ambientais que esta reciclagem gera. A versão reciclada consome apenas 10% do petróleo exigido na produção do plástico virgem.
Latas de Aço - Pesquisas mostram que há resistência das pessoas em guardar essas latas no lixo de casa. Diz-se delas que são “volumosas” e “difíceis de amassar”. Cada tonelada de aço reciclado preserva 110 mil toneladas de minério de ferro.
Caixas de longa-vida - Por que se recicla pouco: novas tecnologias já permitem separar as seis camadas que compõem a embalagem, mas, como é coisa recente, quase ninguém no Brasil o faz. Em 2006, com a reciclagem de 30 mil toneladas de papel provenientes dessas caixas, foram poupadas 600 mil árvores de áreas reflorestadas.

Nenhum comentário: