Foto: JTL/Ronaldo Calheiros
O governador José Serra e o secretário dos Transportes, Mauro Arce, inauguraram nesta quarta-feira, dia 6, às 14h, duas pontes do Complexo Anhanguera: a que liga a Marginal do Tietê sentido Castelo/Dutra à Via Anhanguera e a que liga o Bairro da Lapa à Via Anhanguera. . “Onde antes havia um elevado, nós vamos ter sete. Esta é a síntese desta obra que ataca, talvez, o ponto de pior congestionamento em São Paulo em matéria de engarrafamento”, disse Serra na entrega das pontes. As duas obras beneficiarão diretamente cerca de 100 mil veículos que passam diariamente pela ligação, que é uma das mais importantes da zona oeste da capital.
Também presente ao evento, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância da obra para a cidade. “Após o governo Serra nós vamos ter uma avaliação do ponto de vista da infraestrutura viária, que era uma no início do seu mandato e será outra, completamente diferente, ao final de seu governo”, declarou. Esteve presente também na inauguração, a subprefeita do Distrito Pirituba/Jaraguá, Dra. Andréa Pelizari, ex-prefeita de Francisco Morato.
O acesso da Via Anhangüera com a cidade de São Paulo é feito, atualmente, pela Ponte Atílio Fontana no cruzamento entre a Marginal Tietê e a Via Anhanguera (SP-330). “Eu me lembro que isso já era problemático quando eu ia dar aula na Unicamp”, relembrou o governador. A ponte também é a principal via de acesso de inúmeros distritos e bairros dos municípios de São Paulo: Osasco, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar.
A primeira ponte, que liga o Bairro da Lapa à Via Anhanguera, tem 596 metros de extensão, 3 faixas de tráfego e estimativa de 60 mil veículos/dia. A segunda ponte liga a Marginal do Tietê sentido Castelo/Dutra à Via Anhanguera, tem 524 metros de extensão, 2 faixas de tráfego e um volume esperado de 25 mil veículos/dia. Na sua construção das duas pontes foram gerados 800 empregos diretos.
O Complexo
As obras do Complexo Anhaguera foram iniciadas em abril de 2007 e têm previsão de conclusão para abril de 2010. A Autoban, concessionária que opera o sistema Anhaguera-Bandeirantes, está investindo nessas obras R$ 410 milhões, oriundos da arrecadação dos pedágios.
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