Por Almir Rogério
Segundo OMS, organização mundial de saúde, oito em cada 10 pessoas sofrera de Dores nas costas em algum momento da vida.
A dor nas costas é resultado de um desequilíbrio no CORE, o centro de gravidade do corpo. E por isso que está em boa forma ajuda a evitar o problema.
Os quilos a mais mudam o Centro do corpo de lugar, ocasionado um arqueamento do corpo, provocando uma má postura.
A hérnia de disco, por exemplo, que atinge hoje 5,4 milhões de brasileiros, se desenvolve por sobrecarga nas vértebras e nos discos intervertebrais, há a desidratação e degeneração do disco localizado entre elas, comprimindo as raízes nervosas. A compressão leva a dor irradiada para o membro inferior, à chamada dor ciática.
Um terço da população brasileira se queixa de dor na coluna e a principal reclamação prove da dor lombar ou lombalgia, causada basicamente por má postura ao ficar sentado na frente do computador e ao dormir, movimentos repetitivos e sedentarismo.
Geralmente elas se originam de um desequilibro muscular provocado por um excesso de tônus nos músculos lombares e flexores do quadril, e por falta de tônus nos músculos abdominais e glúteos.
Uma vida ativa com atividade física é o ideal para prevenção de diversos problemas e com as dores nas costas não é diferente.
A pratica regular de exercícios físicos libera hormônios como as endorfinas, que promovem a sensação de relaxamento geral e muscular, e minimiza a ocorrência da dor.
Dica:
Mas a solução para esse problema seria fortalecer musculaturas abdominais e glúteas, e alongar flexores de quadril e a lombar. Parece simples, mas tenha cuidado, se essa pratica não for corretamente orientada, em vez de melhorar pode agravar ainda mais o problema.
Evite dormir de bruços e quando levantar o correto é primeiro sentar com a coluna reta e depois levantar com a força das pernas.
Varias horas sentado é tão prejudicial quanto movimentos repetitivos, a coluna foi projetada para movimentar-se, procure a cada 2 horas levantar, fazer alongamentos, andar.
Assim estará se prevenindo e aumentando a vida útil das suas costas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário