quinta-feira, 13 de março de 2008

O que eu também não entendo

Nessa nossa primeira coluna vamos falar de regras e leis da FIFA, ou de outros tribunais esportivos que ninguém sabe bem como funciona no futebol.Nos últimos dias, tivemos um clássico entre Palmeiras e Corinthians, que foi vencido pelo time do Parque Antártica, num placar de 1x0, com gol de Valdívia. O resultado do jogo não foi a única coisa a ser lamentada pela Fiel, uma vez que o jogador Acosta, contratado como uma das estrelas deste ano, não pôde participar do jogo. O atacante cumpria a punição por ter recebido um cartão amarelo na partida contra a Ponte Preta, onde marcou um gol e foi comemorar com a torcida e este foi somado a outros dois que o mesmo havia recebido anteriormente.
O estranho desta história é que a FIFA dita que o jogador que tiver certo tipo de manifestação seja punido, mas em seu site destaca os jogadores do Flamengo dançando a tão comentada dança do Créu na final da Taça Guanabara, dança esta que simula um ato sexual.Nada contra a dança ou mesmo o Funk, nem sou nenhum fanático, que qualquer dança vá me fazer sair protestando contra tudo e todos, mas questiono se não é controverso a FIFA punir com cartão amarelo um momento de alegria de um jogador que vai pra galera comemorar o gol da vitória, enquanto elogia em seu site uma dança erótica, dentro de campo como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Outra coisa que agora virou moda no Campeonato Paulista é o árbitro querer aparecer mais que os jogadores e técnicos, é um tal de expulsar técnicos sem motivos aparentes, as duas ultimas vitimas foram Wanderlei Luxemburgo (Palmeiras) e Mano Menezes (Corinthians), Mano Foi expulso quando o Corinthians vencia o Ituano por 2 a 1 e o time de Itu pressionava na busca pelo empate, Mano se desesperou quando o árbitro indicou quatro minutos de acréscimo. Ao ver a placa levantar com o número 4, Mano gritou “você está louco?” ao juiz. Ele foi expulso e o árbitro relatou as palavras como ofensa na súmula.
Já Wanderlei Luxemburgo foi expulso ainda no primeiro tempo do jogo contra o Rio Preto e, na súmula, o juiz diz que o comandante alviverde ofendeu a arbitragem e o comando da Federação Paulista. Luxemburgo se defende dizendo que em nenhum momento quis ofender ninguém e que fala sim muito palavrão, mas diz que é normal, pois não esta na igreja. Mano Menezes já foi julgado e foi abrigado a pagar a multa de R$ 5 mil, basta saber agora como vai ser a punição que o Tribunal de São Paulo dará ao técnico Palmeirense, segundo os especialistas a pena pode ser de 30 a 360 dias.
Luxemburgo diz que ele e os outros Técnicos de equipes de ponta do Futebol Paulista estão sofrendo represálias e uma certa Ditadura do Coronel Marinho (Diretor de arbitragem do Futebol Paulista), pois eles estão sempre reclamando de erros dos árbitros e segundo Luxemburgo o Comandante não aceita criticas a seu trabalho.
Segundo a regra da FIFA o Técnico pode ir ate a beira do gramado, dar instruções aos seus jogadores e voltar para o banco, mas isso nunca foi cumprido de fato, mas agora os árbitros paulistas resolveram impor esse regra contra os times de ponta do Futebol Paulista, vai entender por que.

Nenhum comentário: